O BrassUka foi fundado em abril de 2011 em São Paulo por cinco músicos, amigos de longa data, que sempre tiveram vontade de mostrar a versatilidade dos seus instrumentos: os metais. Trata-se de um quinteto de metais formado por trompa, tuba, trompetes e trombone, que buscam a qualidade musical e o impacto sonoro com muita irreverência e diversão, levando esta formação camerística para diferentes platéias. Desde a sua formação, o BrassUka já realizou mais de 400
concertos. Muitas pessoas pensam que esta formação sonora é agressiva aos ouvidos, mas o BrassUka tem mudado isto com a qualidade e a sutileza de seus concertos. O repertório do quinteto é bastante extenso. Contém obras que abrangem todos os períodos da música ocidental, desde musicas tradicionais de diversas culturasaté compositores contemporâneos.
Um pouco da trajetória do quinteto
O BrassUka já realizou concertos em importantes lugares e eventos de São Paulo
como: Sala São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Auditório do Ibirapuera, Museu de
Arte Sacra de São Paulo, Teatro Humboldt, Série Música no MASP, Abertura do Festival de Música do SESI Leopoldina, Serie “Horizontes Musicais” em unidades do CEU, Teatro Lauro Gomes, Teatro Elis Regina, SESC Betioga, Festival de Metais de Goiânia, Santander Cultural em Porto Alegre e Recife, Festival de Música de Paranapiacaba entre outros. Em Minas Gerais se apresentaram no Festival BIA "Brasil Instrumental Andradas". No ano de 2012, o BrassUka foi convidado a participar do Festival Isla Verde Bronces na província de Córdoba, Argentina, realizando a abertura do festival e também concertos ao lado do tenor Duilio Smiriglia e da soprano Gabriela Ceaglio, ambos músicos do Teatro Cólon de Buenos Aires. No mesmo festival o BrassUka também foi convidado a acompanhar o trombonista Jacques Mauger (França).
Em 2014 e 2015 o BrassUka também participou das edições do Festival de Trompetes Maurice André aonde teve como convidado em seu concerto o trompetista Pierre Dutot (França). Em 2016 a convite do SELO SESC com direção de Marcelo Machado participou da gravação do DVD “A Família dos Metais”. Em 2018 participou como grupo convidado do II Seminário Internacional de Performance e Perquisa em Instrumentos de Metais realizado em Goiânia. Em 2019 se apresentou em importantes festivais como, 1º São Paulo Brass Week, 1º Quintetar e 11º Festival de Música de Ponta Grossa. Em 2020 foi convidado a participar da edição online de um dos mais importantes festivais de metais do mundo o Italian Brass Week.
Conheça quem são os BrassUka
Trompete
Trompete
Trompa
Trombone
Tuba
Leia abaixo um pouco mais sobre cada integrante do Quinteto BrassUka
Moises Américo
Instagram: @moisesamericoofical
Pedro Santos
Instagram: @pedrobrassuka
Edinho Tavares
Instagram: @edinhotavares
Agnaldo Gonçalves
Instagram: @trombonaldo
Marcos Tudeia
Instagram: @marcosgomestudeia
O BrassUka possui uma série de concertos diferenciados para todos os tipos de apresentações e públicos. Procurando sempre um estilo "BrassUka" de ser, levando música e cultura de uma forma Irreverente e Divertida.